Para que reator e ignitor?

A lâmpada de filamento ou incandescente não necessita nada extra para ser operada, basta ligá-la à rede elétrica. 


Eletricamente falando, estamos ligando o filamento diretamente à rede elétrica, e a corrente que passa por esse filamento é limitada pela característica elétrica do material do filamento.


O princípio de funcionamento dessas lâmpadas é a mudança de cor que um metal sofre ao ser aquecido. À medida que aquecemos um pedaço de metal, a cor acinzentada inicial vai se tornando avermelhada, aquecendo-se mais se torna alaranjada, amarelo, e, finalmente, branca. 

Ao ligarmos uma lâmpada incandescente, se olharmos para o filamento, podemos ver todas essas cores.


Por que as lâmpadas metálicas e de sódio precisam de reator e ignitor?

As lâmpadas de descarga (vapor metálico e vapor de sódio) possuem em seu interior (tubo de arco) uma mistura de gases em alta pressão. Quando a corrente elétrica aquece estes gases, ocorre um processo químico que gera luz.


Precisam de um IGNITOR para produzir um pico de tensão e gerar o acendimento. Somente a corrente não é suficiente para dar a partida na lâmpada. Acesa a lâmpada, o ignitor para de produzir os pulsos automaticamente e se auto-desliga.


Nas lâmpadas de descarga, não há nenhum tipo de resistência, como no caso da lâmpada incandescente, e é por este motivo que necessitam de REATOR: para limitar a corrente no tubo de arco da lâmpada. Caso contrário, essa corrente excederia até estourar a lâmpada.
Bookmark and Share

14 comentários:

marco paulo disse...

Tudo bom galera tenho um poblema e gostaria que algum me ajudasse! liguei uma sequencia de 4 lampadas vapor metalico e com reatores iginitores e capacitores, meu poblema e que uma das lampadas geralmente disliga, ja troquei tudo desse lampada mais nada resolveu.. tem alguem que me possa dizer quel e o meu poblema com essa lampada?

WGR Ignitron disse...

Marcos Paulo, aconselhamos verificar a tensão da rede, neste ponto, após a lâmpada partir. Provavelmente a tensão está baixa devido à distância ou à bitola do fio. Se a tensão estiver abaixo de 210V, pode ocorrer este tipo de problema.

lenom disse...

Neste circuito em paralelo foi adicionado bastante carga indutiva e como o companheiro WGR ignition disse acredito que pode ser a tensão da sua instalação . Tente aumentar o tap do transformador que alimenta este crcuito para um valor maior .

Anônimo disse...

Pessoal, Para um ccto com 04 lampadas 400W VM + reatores capacitores e ignitores, usei cabo 4mm e disjuntores de 20A, pois esperava uma corrente de rede emtorno de 10A. Pois bem, o disj. começou desligar e aquecimento na fiação. Aferido o consumo, chegamos a 5A por lampada, 20A no ccto. Este fato se repetiu nos 05 circuitos, nossa solução foi aumentar o número de cctos. Alguém teria alguma sugestão do que pode estar ocontecendo? Abraços Dimas

Unknown disse...

olá pessoal! gostaria urgente de um ajuda, fiz uma instalação em três (3) postes, cada poste tem tres (3) luminária com lâmpadas mistas e s[o uma por poste está acesa permanente as outras ficam acendendo e apagando! o cabo que usei é 4mm e as lâmpadas de 160 watts. por favor me ajudem aguardo uma orientação!

Anônimo disse...

Tenho problema com queda de tensão na rede elétrica, sei que banco de capacitor é usado para corrigir o fator de potência, quero saber o seguinte, se colocar capacitores individuais para cada lâmpada de 1000 watts sendo 2 circuitos com 3 postes cada circuito e 2 lâmpadas por postes, de quanto tenho que por cada capacitor individual e será que resolve meu problema.

Anônimo disse...

Tenho uma lampada de vapor metalico instalada sempre funcionou tranquilo mas de uns tempo para ca a lampada hora acende e hora apaga sera que o tempo de vida util se inspirou por isso desse problema ,ela esta ligada a uma fotocelula .quando a lampada esta apagada eu vejo o seu bulbo interno incandescente eu acho que é a lampada

Unknown disse...

olá gostaria de saber se todo reator externo ven incorporado ignitor?

Anônimo disse...

Porque a lâmpada vapôr metálica de 250W instalada no meu Pai, está demorando uns 20 minutos para acender ?

Rinaldo disse...

Será que alguém pode me explicar qual a diferença entre reator vapor metálico e vapor de sódio? E quanto a lâmpada de 150 W colorida, comprei nas cores verde e rosa da marca OUROLUX, não fiquei satisfeito com as cores ficaram mais brancas do que coloridas será que a marca não é boa??

Rodrigo disse...

OLA. GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO DESTIGUIR LAMPADAS MULTIVAPORES DE USO COM REATORES E IGNITORAES COM AS MISTAS TAMBEM DE VAPORES METALICO E SODIO?

Wilson Mello disse...

Ola pessoal, preciso de ajuda para realizar teste de funcionamento em Reator multivapor metálico HQI 400W. Gostaria da orientação se possível por favor passo a passo com eficiencia e segurança pois sei das tensões com picos de até 4,500 wats. Agradeço desde já.

Unknown disse...

Se o cabo esta aquecendo é pq não suporta a potência da carga, a corrente ta enfrentando muita resistência e então aquece, desves almebtar a bitola do cabo, e se o dijuntor desarma e pq corrente no circuito ultrapassou seu linite, tem que fazer o dimecionamento do circuito de acordo com a amperajem dos equipamentos, sem duvida tens que almentar a capacidade do disjuntor tb

Unknown disse...

estou inciando o grow, e quero saber se todas as lâmpadas de vapor de sódio são 220 v...e o que preciso para transformar o 110 de casa em 220 para ligar a lâmpada. e se posso ligar direto na tomada depois de por um transformador

Postar um comentário

 

Curso Básico

Curso Básico
Correção do Fator de Potência

Seguidores

Rede Social e Fórum de Ajuda Técnica

Fórum de Ajuda sobre Banco de Capacitores e Engenharia Elétrica. Envie suas dúvidas sobre Energia Reativa e Correção do Fator de Potência para...