Se você tem um estabelecimento comercial, como um restaurante, bar, mercado, padaria, rotisserie, etc., é bom prestar atenção na sua conta de luz.
A Eletropaulo passou a cobrar um tipo de energia que não podia ser medida antes – a energia reativa excedente, ou UFER.
Com o medidor de energia antigo – analógico - só era possível medir a energia ativa, que é responsável pelo funcionamento dos equipamentos elétricos em geral.
Agora, com a instalação de medidores eletrônicos, é possível medir também a energia reativa, um tipo de energia que não gera trabalho efetivo, mas é necessária para magnetizar motores e bobinas.
Elevadores, geladeiras, freezers, ar-condicionado e reatores de lâmpadas fluorescentes são alguns exemplos de equipamentos que consomem este tipo de energia.
Para saber se esta cobrança já está ocorrendo em seu estabelecimento, basta localizar na conta de luz o item: “energia reativa excedente”, ou “reativo excedente”, ou “consumo reativo excedente”, ou “UFER”. É este valor, acrescido de impostos, que a Eletropaulo passou a cobrar.
A única forma de eliminar esta cobrança da conta de luz é a instalação de um equipamento chamado banco de capacitores. Ele passa a produzir a energia reativa que os motores necessitam, deixando de consumir da Eletropaulo.
Portanto, verifique se o medidor de energia é eletrônico, e se há um valor cobrado no item “energia reativa excedente” na conta de luz.
Estabelecimentos comerciais também precisam de banco de capacitor
Postado por
WGR Ignitron
Marcadores:
banco de capacitor,
Bancos de Capacitores,
Multas na Conta de Luz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário