Vista a camisa do cliente

por Carla Estremes Ricci
artigo publicado na revista O Setor Elétrico

Olhe ao seu redor. Como é o seu ambiente de trabalho? Você está cercado de profissionais competentes, motivados, interessados, pró-ativos, que trabalham em equipe?

Em qualquer negócio, a sintonia entre todo o pessoal e cada setor da empresa é fundamental. Dividir e trocar informações, incentivar, apoiar, ser prestativo, tirar dúvidas, relacionar-se bem. Trabalhar em equipe é estar em constante movimento, não desanimar nunca, mas sim lutar para encontrar novas soluções. É corrigir e aperfeiçoar as falhas e melhorar o que já estava bom. Equipe são parceiros, colegas, braços direitos, pessoas com quem podemos contar e que também não deixamos na mão.

Erra quem pensa em conseguir sucesso e reconhecimento através do individualismo. Cada um de nós tem suas qualidades e talentos únicos, mas de nada adiantam quando utilizados isoladamente. Exceto em raros casos e em profissões menos convencionais, temos conhecimento de pessoas que vencem absolutamente sozinhas. Certamente dispõem de uma bela equipe de profissionais que trabalham em conjunto.

Numa empresa onde há rivalidade entre os profissionais e mesmo entre os departamentos, perde-se o conceito de equipe. Departamentos distintos têm o objetivo de concentrar profissionais especializados numa mesma área ou função, mantendo elos de ligação entre si, ou seja, um depende do outro para o perfeito funcionamento de toda a organização. Assim como em qualquer organismo, se um órgão vital falha, outros podem ficar comprometidos. Deixar de fazer uma tarefa por não ser sua função, por falta de iniciativa ou mesmo indiferença, parece não afetar diretamente o funcionário “distraído”. Mas é um comportamento que aos poucos pode “contaminar” os outros, gerando egoísmo e falta de comprometimento.

Vejam um exemplo simples: Se o telefone do seu colega toca e ele não está mesa, você:
a) Finge que não ouve, afinal está muito concentrado na sua tarefa;
b) Faz um enorme esforço para puxar a ligação, mas após 10 toques o telefone pára de tocar;
c) Xinga baixinho palavras incompreensíveis e depois atende ao telefone como se fosse a coisa mais absurda do mundo;
d) Puxa a ligação e atende como está acostumado a atender qualquer ligação da empresa.

Se você esboçou um leve sorriso quando leu as respostas a, b ou c, certamente já viu essa cena. Ou vivenciou. Mas não conte para o seu chefe! Afinal, quem quer que esteja ligando para a sua empresa, faz uma imagem dela, ainda que por telefone. Se for um cliente então, pode ser um contato perdido. Uma venda perdida. E todos saem perdendo, afinal fazem parte de um único organismo.

O verdadeiro trabalho de equipe ultrapassa o conceito de “vestir a camisa da empresa”. Nenhuma empresa existe sem o cliente. Ações voltadas pura e simplesmente para a empresa, tendem a ser superadas por aquelas que têm como objetivo a satisfação das mais variadas necessidades dos seus clientes.

Portanto, olhe novamente ao seu redor, mude o que precisa ser melhorado, valorize o que há de melhor em cada um, seja parte de uma equipe. Mesmo que alguns continuem imobilizados pela mediocridade, faça a sua parte. A diferença será visível. Destaque-se das pessoas comuns e vista a camisa do cliente! 
Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário

 

Curso Básico

Curso Básico
Correção do Fator de Potência

Seguidores

Rede Social e Fórum de Ajuda Técnica

Fórum de Ajuda sobre Banco de Capacitores e Engenharia Elétrica. Envie suas dúvidas sobre Energia Reativa e Correção do Fator de Potência para...