artigo publicado na revista O Setor Elétrico
Olhe ao seu redor. Como é o seu ambiente de trabalho?
Você está cercado de profissionais competentes, motivados, interessados,
pró-ativos, que trabalham em equipe?
Em qualquer negócio, a sintonia entre todo o pessoal e
cada setor da empresa é fundamental. Dividir e trocar informações, incentivar,
apoiar, ser prestativo, tirar dúvidas, relacionar-se bem. Trabalhar em equipe é
estar em constante movimento, não desanimar nunca, mas sim lutar para encontrar
novas soluções. É corrigir e aperfeiçoar as falhas e melhorar o que já estava
bom. Equipe são parceiros, colegas, braços direitos, pessoas com quem podemos
contar e que também não deixamos na mão.
Erra quem pensa em conseguir sucesso e reconhecimento
através do individualismo. Cada um de nós tem suas qualidades e talentos
únicos, mas de nada adiantam quando utilizados isoladamente. Exceto em raros
casos e em profissões menos convencionais, temos conhecimento de pessoas que vencem
absolutamente sozinhas. Certamente dispõem de uma bela equipe de profissionais
que trabalham em conjunto.
Numa empresa onde há rivalidade entre os profissionais
e mesmo entre os departamentos, perde-se o conceito de equipe. Departamentos
distintos têm o objetivo de concentrar profissionais especializados numa mesma
área ou função, mantendo elos de ligação entre si, ou seja, um depende do outro
para o perfeito funcionamento de toda a organização. Assim como em qualquer
organismo, se um órgão vital falha, outros podem ficar comprometidos. Deixar de
fazer uma tarefa por não ser sua função, por falta de iniciativa ou mesmo
indiferença, parece não afetar diretamente o funcionário “distraído”. Mas é um
comportamento que aos poucos pode “contaminar” os outros, gerando egoísmo e
falta de comprometimento.
Vejam um exemplo simples: Se o telefone do seu colega
toca e ele não está mesa, você:
a) Finge que não ouve, afinal está muito concentrado na sua tarefa;
b) Faz um enorme esforço para puxar a ligação, mas após 10 toques o
telefone pára de tocar;
c) Xinga baixinho palavras incompreensíveis e depois atende ao telefone
como se fosse a coisa mais absurda do mundo;
d) Puxa a ligação e atende como está acostumado a atender qualquer ligação
da empresa.
Se você esboçou um leve sorriso quando leu as
respostas a, b ou c, certamente já viu essa cena. Ou vivenciou. Mas não conte
para o seu chefe! Afinal, quem quer que esteja ligando para a sua empresa, faz
uma imagem dela, ainda que por telefone. Se for um cliente então, pode ser um
contato perdido. Uma venda perdida. E todos saem perdendo, afinal fazem parte
de um único organismo.
O verdadeiro trabalho de equipe ultrapassa o conceito
de “vestir a camisa da empresa”. Nenhuma empresa existe sem o cliente. Ações
voltadas pura e simplesmente para a empresa, tendem a ser superadas por aquelas
que têm como objetivo a satisfação das mais variadas necessidades dos seus
clientes.
Portanto, olhe novamente ao seu redor, mude o que
precisa ser melhorado, valorize o que há de melhor em cada um, seja parte de
uma equipe. Mesmo que alguns continuem imobilizados pela mediocridade, faça a
sua parte. A diferença será visível. Destaque-se das pessoas comuns e vista a
camisa do cliente!
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