LUMINÁRIAS - REFLETOR OU DIFUSOR?

Refletores ou difusores são os componentes óticos das luminárias. Sua função é direcionar o fluxo luminoso produzido pela lâmpada (lumens) para iluminar o campo de trabalho desejado (lumens/metro quadrado = Lux).

Muitas pessoas confundem refletor com difusor e vice-versa, portanto, elaboramos um texto rápido que diferencia estes dois componentes.

Refletor
Refletor - Sistema ótico de alumínio repuxado que recebe acabamento de anodização e selagem ou pintura em epóxi. Funciona como um espelho, refletindo e direcionando a luz para um foco mais específico.

Nossos modelos de luminária em alumínioLIA e LLB (Low Bay), possuem refletores, que direcionam a luz somente para baixo (área de trabalho). São indicados para áreas produtivas ou de estoque, onde é necessário o máximo aproveitamento da luz somente na área de trabalho.

Difusor
Difusor – Sistema ótico transparente em acrílico, policarbonato ou poliestireno, que permite difundir a luz. Ilumina também o forro ou o teto, já que a luz passa por ele. O difusor ideal possui prismas curvilíneos construídos na superfície externa, que direcionam o fluxo luminoso em uma distribuição uniforme, sem ofuscar a visão.
A luminária LIP, da WGR, possui difusor prismático em acrílico ou poliestireno e é indicada para áreas comerciais como lojas, show room, supermercados ou exposições, quando a finalidade é a sensação de amplitude e conforto visual.

As lâmpadas a serem empregadas em refletores ou em difusores deverão ser sempre as de bulbo elicoidal (formato ovóide).
Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário

 

Curso Básico

Curso Básico
Correção do Fator de Potência

Seguidores

Rede Social e Fórum de Ajuda Técnica

Fórum de Ajuda sobre Banco de Capacitores e Engenharia Elétrica. Envie suas dúvidas sobre Energia Reativa e Correção do Fator de Potência para...