Apagão da Mão de Obra Qualificada

Por Carla Estremes Ricci
coluna publicada na edição 63 da revista "O Setor Elétrico"

A educação no Brasil vai mal. De acordo com o último SARESP 2010 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de SP) que mede os conhecimentos dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede estadual nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, os resultados pioraram em 2010. Mesmo partindo de notas baixíssimas em 2009.

Se o estado mais rico do país não consegue melhorar a educação, fico imaginando o desempenho dos outros com menos recursos. Este é apenas mais um fator que reforça o “apagão de mão de obra qualificada" - que já começou e tende a estourar nos próximos anos. Uma pena, porque o país vive um momento raro em nossa história: desenvolvimento econômico, geração de oportunidades, aumento da renda e liberdades democráticas.

A educação é a base que falta para que o Brasil deixe de ser um país de desigualdades sociais e econômicas. Nós, leitores ávidos, interessados, esclarecidos, com um mínimo de discernimento político, somos minoria. Mas ironicamente, quem decide o rumo político neste país é a maioria que vota, composta de semi-analfabetos, facilmente manipulada exatamente pela sua ignorância.

No atual desenvolvimento econômico, estamos sofrendo com a carência de profissionais qualificados nos mais diversos setores e regiões do Brasil. É o caso da construção civil, do telemarketing e do setor elétrico, entre outros. Os poucos engenheiros em Palmas, Tocantins, por exemplo, são disputados pelas construtoras, que vão até os atuais locais de trabalho dos mesmos, para fazer ofertas de trabalho.

As empresas que não conseguem elevar os salários para reter seus talentos, acabam tendo uma alta rotatividade de funcionários, ou tendo que se contentar com pessoal sem qualificação. Investir em treinamento interno é uma saída, mas é preciso manter programas de incentivo e motivação, caso contrário a empresa torna-se apenas uma “escada” para outros empregos.

Este apagão de mão de obra qualificada deve deixar as empresas em situação de alerta, já que os salários tendem a aumentar e o nível de escolaridade dos contratados, diminuir. Quando as exigências diminuem, aumenta a necessidade de capacitação, caso contrário, a empresa corre o risco de perder competitividade e consumidores, que, aliás, são os que mais sentirão os resultados deste apagão.

Na área de atendimento ao cliente, já é possível perceber a escuridão. O nível dos atendentes cai assustadoramente, só falta o cliente fazer o trabalho deles. E são pessoas que deveriam ser cuidadosa e extremamente selecionadas e treinadas, afinal, são os olhos, ouvidos e a voz da empresa! Carregam a enorme responsabilidade de falar em nome da empresa, mas falam errado, agem errado, saem do emprego e entram funcionários piores.

No setor elétrico já começam a faltar instaladores e engenheiros especializados e comprometidos com o cliente. Dessa forma, o consumidor não sabe a quem recorrer e facilmente se deixa enganar. Muitos querem se aventurar prestando serviços bem específicos que se mostram lucrativos e acabam fazendo uma única venda e deixando o cliente na mão. O ilustre “estalador”, como ele mesmo se autodenomina, vende um produto barato pelo dobro ou triplo do preço, cobra a instalação e parte para outra venda lucrativa. Faltam pessoas sérias, treinadas, com curso de NR10. Especialistas em Qualidade de Energia? Conta-se nos dedos das mãos.

Faça-se a luz!


Bookmark and Share

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo seu grau de comentário. Percebo que funcionários seus estão lhe deixando, procurando melhores salários...e vc se incomoda com isso.
É, a mão de obra especifica está escassa, se vc não paga o compatível, "o cabra" acha que pague mais.

WGR Ignitron disse...

A WGR tem profissionais com muitos anos de empresa, que são devidamente valorizados e bem remunerados. O texto não diz respeito à nossa empresa isoladamente, mas sim a uma tendência generalizada no país, cuja difuculdade começa já na contratação, onde quase não se encontram profissonais que se encaixam no perfil desejado.

OBRAS DE AaZ.COM disse...

Tenho uma empresa que abarca todos os seguimentos da construção civil; desde a construção, eletrificação, mobiliária e até o paisagismo. São 18 cursos, 38 anos de atividade e o prêmio ISSO 2008 e 2009 e Empresa padrão Brasil em 2010.

Tenho vontade de me radicar em Tocantins por ter ido de viagem a passeio e ter gostado da região. No entanto gostaria de saber se uma empresa como a minha teria condição de sobreviver num lugar onde pelo visto se paga mal pela mão de obra?
maracaja.jr@bol.com.br

José Ruiz disse...

Esse é um problema muito sério e requer soluções específicas para cada setor. O artigo abaixo apresenta essa dificuldade também no mercado imobiliário: http://www.forumimobiliario.com.br/2012/04/apagao-de-mao-de-obra/

Postar um comentário

 

Curso Básico

Curso Básico
Correção do Fator de Potência

Seguidores

Rede Social e Fórum de Ajuda Técnica

Fórum de Ajuda sobre Banco de Capacitores e Engenharia Elétrica. Envie suas dúvidas sobre Energia Reativa e Correção do Fator de Potência para...