Só para se ter uma idéia, para cada estágio de 30A, em torno de 10kVAr 220VAR ou 25kVAr 380VAC, são necessários 35kg de fio esmaltado e chapa de silício. Assim sendo, um banco de 60kVAr 220VAC teria 210kg a mais de peso, somente de cobre e aço. É por isso que o banco fica bem mais caro. Deve-se também tomar cuidado com o dimensional do produto que aumenta consideravelmente.
Há cerca de 2 anos, um banco de capacitor com bloqueadores de harmônicas custava em torno de 3 a 4 vezes o preço de um banco sem bloqueadores de harmônica. Hoje esta diferença já baixou para 2 a 2,5 vezes.
Uma alternativa seria utilizar capacitores com uma tensão maior, mas vai depender do conteúdo harmônico de cada instalação. Se o cliente tiver uma distorção harmônica de tensão acima de 3%, não adianta colocar capacitor com tensão elevada. Neste caso poderá ocorrer uma ressonância paralela e o capacitor irá queimar.
Se o cliente tiver um nível de distorção harmônica de corrente entre 10 e 15% e uma distorção harmônica de tensão abaixo de 3%, sobre-tensionar o capacitor irá compensar um pouco a distorção harmônica de corrente elevada. Isso porque o sobre-tensionamento do capacitor faz com que ele aqueça menos, ao contrário da distorção harmônica de corrente, que faz com que o capacitor aqueça mais.
Portanto, um capacitor sobre-tensionado irá aquecer menos que um capacitor não sobre-tensionado em uma rede com elevado nível de distorção harmônica de corrente. Como a vida do capacitor é diretamente proporcional à temperatura, quanto menos o capacitor aquecer, mais ele vai durar.
No entanto, o grande problema é que o banco sem bloqueador nesta rede irá amplificar o conteúdo harmônico, podendo queimar equipamentos.
Desta forma, sempre recomendamos a instalação de bloqueadores de harmônicas em rede com distorção harmônica de tensão acima de 3% ou distorção harmônica de corrente acima de 10%.
0 comentários:
Postar um comentário