Luminárias Industriais e Comerciais – como evitar riscos de incêndio

Há muitos relatos de luminárias comerciais e industriais que pegam fogo, e muitas dúvidas com relação à causa do problema. No caso das luminárias com lâmpadas de descarga (vapor de sódio ou metálico), que para operar necessitam de equipamento auxiliar (reator, ignitor e capacitor), a grande maioria dos relatos ocorreram em modelos com alojamento para reator - uma espécie de compartimento que fica logo acima da luminária.

No início, os fabricantes nacionais utilizaram como modelos as luminárias importadas, com alojamentos na parte superior em alumínio injetado, hermeticamente fechado. Internamente, o núcleo de ferro do reator (parte quente) e seu capacitor ficavam instalados em completo contato com a parede de alumínio do alojamento – que possuía aletas externas para aumentar a área de dissipação de calor.

Por razões de custo, os fabricantes nacionais de luminárias desenvolveram os alojamentos em alumínio repuxado. Inicialmente eram fechados e provocavam queima prematura do equipamento auxiliar. Como solução, foram introduzidos furos e rasgos, que por um lado minimizou a queima, mas por outro aumentou em muito a insegurança, devido à possibilidade de graves acidentes, como a propagação de fogo.


O reator é desenvolvido para trabalhar até um limite de temperatura, em locais ventilados e longe de qualquer fonte de calor. Já o capacitor, é o componente mais sensível a temperatura (<80°C ).


A própria lâmpada da luminária superaquece os elementos que ficam no alojamento, logo acima delas. Se o reator não for de núcleo aberto e não ficar encostado na parede do alojamento, para dissipar o calor, o compartimento vira uma "estufa", o capacitor ultrapassa os 80 graus (temp. máxima), queima e pode propagar fogo para o reator e o ignitor. E o fogo sai justamente pelos furos que deveriam resfriar e ventilar.

Como solução, a WGR desenvolveu o exclusivo EAR (Equipamento Auxiliar Remoto), que é reator + ignitor + capacitor, em caixa de aço fechada, com ganchos para pendurar no perfilado. O produto vem montado de fábrica com o cabo de rede, tomada e plug de quatro vias para conexão com a luminária. Isso traz segurança, facilita a limpeza e a manutenção, pois é possível desconectar o reator da luminária pelo conector, quantas vezes for preciso.

O EAR (reator) fica ao lado da luminária, ou seja, não recebe calor algum da lâmpada – isso aumenta a vida útil de todo o equipamento.

Atenção na escolha de produtos de iluminação. É preciso ter qualidade, tecnologia e segurança.

Os difusores mais resistentes e recomendados são os de policarbonato e acrílico. Poliestireno também é utilizado. Mas atenção, DIFUSORES de PLÁSTICO NÃO DEVEM SER UTILIZADOS! São os menos resistentes ao calor e podem derreter só com o calor da lâmpada!
Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário

 

Curso Básico

Curso Básico
Correção do Fator de Potência

Seguidores

Rede Social e Fórum de Ajuda Técnica

Fórum de Ajuda sobre Banco de Capacitores e Engenharia Elétrica. Envie suas dúvidas sobre Energia Reativa e Correção do Fator de Potência para...