Banco de Capacitor danificado por Falta de Energia

O banco de capacitor é um equipamento elétrico e está sujeito à queima de componentes devido a problemas no fornecimento de energia elétrica.
As empresas de energia são obrigadas, como fornecedores de serviço, a reparar e ressarcir o consumidor por danos em equipamentos causados por descarga elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou a Resolução 360/09 com os prazos e os procedimentos para atendimento pelas concessionárias de energia nesses casos.

Pela regra, o consumidor deve fazer o seu pedido de ressarcimento/conserto do equipamento danificado em até 90 dias da data da ocorrência.

Lembre-se  de informar todos os equipamentos avariados.

A  empresa deverá efetuar a vistoria nos aparelhos danificados em até 10 dias a partir da data da solicitação. Para equipamentos que acondicionam alimentos e medicamentos o prazo é de 1 dia útil.

Após a vistoria, a empresa tem prazo de 15 dias corridos para encaminhar resposta por escrito.
  
Atenção! 
-  Se a empresa não efetuar a vistoria, o prazo passa a ser contado da data do seu pedido de ressarcimento. Se o produto estiver em garantia é importante informar a empresa.

-  Solicite que a vistoria seja efetuada em assistência técnica autorizada do fabricante do equipamento.

-  Decorrido o prazo de resposta, que pode ser no máximo de  25 dias, a empresa terá mais 20 (vinte) dias para restituir o valor do produto, substituí-lo ou repará-lo.

Em caso de queima do banco de capacitor devido a problemas com a energia elétrica, o produto estará fora de garantia.

 Fonte: Procon-SP
Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário

 

Curso Básico

Curso Básico
Correção do Fator de Potência

Seguidores

Rede Social e Fórum de Ajuda Técnica

Fórum de Ajuda sobre Banco de Capacitores e Engenharia Elétrica. Envie suas dúvidas sobre Energia Reativa e Correção do Fator de Potência para...