CAPACITOR - O que é um capacitor, para leigos

O capacitor se parece um pouco com uma bateria. Embora funcionem de maneira totalmente diferente, tanto os capacitores como as baterias armazenam energia elétrica. Em um circuito elétrico ou eletrônico, é indicado pela forma abaixo:

Depois de carregado, o capacitor possuirá a mesma tensão que a tensão de rede. Quando ligamos um equipamento a um capacitor, este descarregará sua energia no equipamento. Na utilização do capacitor como componente para correção do fator de potência, ele fornecerá energia para criar o campo magnético e não utilizará esta energia da concessionária. Assim sendo, você usará menos energia da concessionária podendo ter uma economia em sua conta de energia (dependendo da sua concessionária e do tipo de medidor que você tem em sua residência ou estabelecimento) e estará ajudando nosso planeta consumindo menos recursos naturais.

Como uma torre de água: Uma maneira de visualizar a ação do capacitor é imaginá-lo como uma torre de água conectada a uma tubulação. Uma torre de água "armazena" pressão de água - quando as bombas do sistema de água enviam mais água do que a cidade necessita, o excesso é armazenado na torre de água. Então, nos momentos de maior demanda, o excesso de água flui para fora da torre para manter a pressão alta. Um capacitor armazena elétrons da mesma forma, e pode liberá-los mais tarde.
Bookmark and Share

8 comentários:

Walter disse...

Como posso verificar se o meu capacitor está, ou não, defeituoso?
Grato.
Walter

WGR Ignitron disse...

Walter, para isso você deve medir a corrente do capacitor com um alicate amperímetro e verificar se ela está dentro do esperado, conforme a potência e tensão de cada capacitor.

john disse...

eu posso colocar um capacitor na minha rede eletrica para economizar energia?????

WGR Ignitron disse...

John, antes é preciso verificar na sua conta de energia se você está pagando "excedente reativo" ou "energia reativa excedente". Caso esteja pagando, aí sim a instalação de um capacitor adequado elimina o consumo desta energia reativa e gera economia. Leia os seguintes tópicos para saber mais: http://blog.wgr.com.br/2011/06/energia-reativa-o-que-o-consumidor-paga.html
http://blog.wgr.com.br/2011/02/estabelecimentos-comerciais-tambem.html
http://blog.wgr.com.br/2011/10/cobranca-de-energia-reativa-excedente.html

Anônimo disse...

eu posso ligar um bloco de condensadores de pois do geral do quadro da minha habitação

Unknown disse...

Um banco instalado próximo de um inversor mas para corrigir outra carga indutiva ligada ao mesmo barramento que o inversor pode causar danos ao banco?

WGR Ignitron disse...

Maurice, o inversor é um grande gerador de harmônica. Normalmente perto do inversor encontramos uma distorção harmônica de corrente acima de 50%. Aconselhamos a instalação de filtros na entrada do inversor, filtros de harmônica no banco de capacitor ou a instalação do banco de capacitor em outro ponto da rede. É importante fazer um estudo da rede a fim de determinar a melhor solução para o problema.

Postar um comentário

 

Curso Básico

Curso Básico
Correção do Fator de Potência

Seguidores

Rede Social e Fórum de Ajuda Técnica

Fórum de Ajuda sobre Banco de Capacitores e Engenharia Elétrica. Envie suas dúvidas sobre Energia Reativa e Correção do Fator de Potência para...